ISSN 1679-5830
 


 

Normas ABNT



As orientações que se seguem destinam-se à normalização de artigos a serem publicados em revistas técnicas e científicas.

Normas gerais:

Para submeter um artigo à aprovação do Conselho Editorial de uma revista o autor deve tomar conhecimento das normas editoriais da revista e adota-las;
Não se deve enviar, para publicação, artigo que já tenha sido editado ou aceito para publicação em outras revistas.

1.Estrutura

O artigo de publicação segue uma estrutura básica própria:

1.1 Cabeçalho: inclui os seguintes elementos:

- Classificação: o artigo deve estar classificado por assunto, facilitando sua difusão em nível internacional. Localiza-se na margem superior direita da página;

- Título do artigo: deve ser claro e objetivo, podendo ser completado por um subtítulo. Deve ser escrito na mesma língua do texto, seguido de versões para outros idiomas, quando for de interesse da revista. Evitar abreviaturas, parênteses e fórmulas que dificultem a compreensão do conteúdo do artigo. Quando se tratar de uma tradução, o(s) nome(s) do(s) tradutor(es) e o título original do trabalho devem constar em nota de rodapé;

- Nome do autor e colaboradores(es): deve-se indicar o nome por extenso, depois do título; suas credenciais (referentes ao assunto do artigo) serão indicadas em nota de rodapé.

1.2 Resumo: Um resumo de conteúdo deve-se localizar antes do texto, se escrito na língua deste; e após o texto, se redigido em outros idiomas, de acordo com as normas da revista;

1.3 Palavras-chave: Algumas publicações solicitam dos autores indicação de palavras significativas do conteúdo do artigo, para facilitar a elaboração posterior de um índice de assunto.

1.4 Notas: devem ser reduzidas ao mínimo e colocadas em rodapé. A primeira página do artigo poderá conter as seguintes notas: ata em que o artigo foi recebido para publicação (importante quando se tem necessidade de provar a originalidade de uma idéia ou descoberta), qualificações, títulos ou credenciais do(s) autor(es).

1.5 Texto: divide-se em três partes:

Introdução: deve expor brevemente o tema, apresentar definições, conceituações, pontos de vista e abordagens, justificativa da escolha do tema, objetivos e plano adotado para o desenvolvimento da pesquisa ou estudo, deve situar o problema da pesquisa no contexto geral da área e indicar os pressupostos necessários à sua compreensão. Não se aconselha a inclusão de ilustrações, tabelas e gráficos na introdução. A revisão da literatura pode ser incluída na introdução ou apresentada separadamente. Deve citar textos que tenham embasado o desenvolvimento do trabalho. A revisão da literatura citada deve ser apresentada preferencialmente em ordem cronológica, conforme evolução do assunto, observando-se as normas para citação no texto.

Desenvolvimento: Núcleo do trabalho onde o autor expõe, explica e demonstra o assunto em todos os seus aspectos. Deve-se adotar o sistema de numeração progressiva para a divisão do tema. Para relatos de pesquisa, o artigo pode apresentar a seguinte subdivisão: metodologia, resultados e conclusão.

1.6 Agradecimento: localiza-se logo em seguida ao texto, precedendo as referências bibliográficas.

1.7 Anexos e/ou apêndices: constituindo-se de material complementar ao texto, devem ser incluídos somente quando imprescindíveis à sua compreensão.

1.8 Referências bibliográficas: relação das fontes utilizadas pelo autor.

©
Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção
Universidade Federal de Itajubá